O que Obama fez pelo Brasil? Quase nada

Em quatro anos à frente da Casa Branca, o presidente Barack Obama não foi além de facilitar a concessão de vistos de entrada aos brasileiros, mantendo a relação entre os países "estável", na avaliação do Palácio do Planalto; o drama é que, apesar de ter sido o único a mencionar a América Latina durante a campanha, o adversário Mitt Romney pode ser ainda pior para os interesses brasileiros

Rodolfo Borges, Brasil 247

É possível argumentar que Barack Obama tinha questões mais urgentes para tratar à frente da Casa Branca, mas o fato é que o presidente que parece ter a preferência dos brasileiros (e de boa parte da Europa) não fez quase nada durante os últimos quatro anos para se aproximar de seu maior vizinho do sul. Prova disso é que, apesar de alguma afinidade ideológica com os democratas, o Palácio do Planalto trata Obama e Romney como praticamente iguais.

A situação de Obama piora diante dos brasileiros, contudo, quando se leva em conta que, apesar de a economia americana ter passado por um de seus piores momentos nos últimos quatro anos, o presidente democrata avançou muito pouco na política de vistos com o Brasil, um dos maiores mercados consumidores do mundo (outro discreto passo de aproximação foi a promoção do intercâmbio estudantil e científico). A explicação talvez esteja resumida em editorial do The Washington Post publicado em abril passado, quando Dilma foi recebida na Casa Branca: essa relação não interessa aos Estados Unidos.

O jornal destacava à época que o maior interesse da política externa brasileira no momento é conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. E para votar contra os interesses dos 'imperialistas' Estados Unidos. Coincidência ou não, americanos e brasileiros não se entenderam, quando, ainda no governo Lula, Brasil e Turquia costuraram um acordo para interromper o processo de enriquecimento de urânio no Irã.”
Matéria Completa, ::AQUI::
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

Anônimo disse...

é que o povo brasileiro fez pelo brasil nada totalmenta nada . basta ver as eleições para prefeito é vereadores . continua os corruptos de sempre .. não deve esperar ajuda de fora se não ajudarmos a nos mesmo . brasileiro ajude o brasil o brasil prescisa de voce ..

Anônimo disse...

Nem pelo Uruguai, nem pelo Chile, nem por ninguém...
Ele tem é que cuidar de seu país.
Quem tem que cuidar do Brasil é o governo brasileiro.
Mas a verdade é que o PT fez menos pelo Brasil que o Obama....