Conexões perigosas: A Copa do Mundo e a Match Services



Jornalista sul-africano liga os pontos que unem os interesses da Fifa aos de seus parceiros comerciais

Pública

O que a Match Events and Services, uma prestadora de serviços controlada por uma empresa do Reino Unido com sede na Suiça, tem a ver com você?

Ela é a fornecedora oficial da Fifa de acomodação, ingressos e soluções em tecnologia da informação para a Copa do Mundo de 2014. O que significa que tudo que se refere a esses temas na realização do evento será intermediado pela empresa.

A Match, como é conhecida, detém, por exemplo, a exclusividade na comercialização de pacotes de hospedagem para a Copa. Ou seja, os que quiserem comprar acomodações para a Copa terão que fazê-lo através da empresa – que teoricamente deveria ter sido escolhida por licitação. É a Match que compra os pacotes da rede hoteleira do país-sede e depois os oferece para venda ao redor do planeta, sob o selo de fornecedora oficial da Fifa.

E este selo faz muita diferença. Em 12 de junho deste ano, a Match soltou um release, que está disponível aqui, comemorando o recorde de vendas nos pacotes de hospedagem para a Copa de 2014. Naquele momento, a exato dois anos da Copa, ela afirmava ter atingido 262 milhões de dólares em vendas desses pacotes.

A Match desempenhou o mesmo papel na Copa de 2010, na África do Sul. E foi alvo de investigação do jornalista sul-africano Rob Rose, especializado em corrupção nos negócios, que revelou a ocorrência de nepotismo, corrupção e falta de transparência na relação entre a Match e a Fifa, além de sobrepreço em hospedagem e outras denúncias.

O resultado do trabalho de Rose foi publicado em uma monografia do ISS (Institute for Security Studies), instituto de pesquisa sul-africano que reuniu artigos de vários jornalistas esportivos. Você pode baixar aqui, em PDF, o artigo em inglês publicado por Rose. O Copa Pública traduziu e separou alguns trechos desta detalhada investigação que será publicada em duas partes.”
Matéria Completa, ::AQUI::
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários: