Os desmanches dos acampamentos de ciganos na França

Ciganos deixam acampamento nos arredores de Lyon depois de serem expulsos pela polícia: defensores da minoria dizem que as restrições do mercado de trabalho francês impedem uma integração real no país


“Assim como no governo de Sarkozy, desmantelamentos suscitaram protestos 

O Globo

Os desmanches de acampamentos irregulares de ciganos na França e as expulsões de seus residentes do país reavivaram no governo socialista de François Hollande a polêmica deflagrada há dois anos pelo conservador e então presidente Nicolas Sarkozy. Nesta quinta-feira, 150 agentes da polícia especial francesa CRS desmantelaram dois acampamentos ciganos nas localidades de Hellemmes e Villeneuve d’Ascq, na região de Lille. Seus 240 moradores foram repatriados para a Romênia. Um dia antes, as forças de segurança haviam desfeito em menos de três horas o maior acampamento cigano de Paris, na Porta de Aubervilliers, em cumprimento a uma ordem judicial de janeiro. Na terça-feira, os 160 ciganos que ali viviam, alertados sobre a operação, deixaram o local. Segundo a ONG Médicos do Mundo, que acompanha os acampamentos nos arredores de Lyon, dois voos fretados com ciganos decolaram nos dias 10 de maio e 5 de julho rumo à Romênia.

No seu discurso de Grenoble, em julho de 2010, Sarkozy denunciou os acampamentos clandestinos e pregou a expulsão dos ciganos para a Romênia e a Bulgária, tornando-se alvo de críticas de governos vizinhos e da comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, que provocou a ira de Sarkozy ao comparar sua política de expulsões com a onda nazista de deportações na Segunda Guerra Mundial. Durante a campanha presidencial, Hollande procurou se diferenciar ao prometer, em carta a defensores dos direitos dos ciganos, que, se eleito, garantiria que “sempre que um campo insalubre fosse desmantelado, soluções alternativas seriam propostas”.
Foto: Philippe Desmazes/AFP
Matéria Completa, ::AQUI::
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários:

Anônimo disse...

Se os acamamentos são irregulares, não tem direito. Se são romenos, voltem ara a Romenia.
Henrique