Em reação à violência policial, jovens se revoltam na França

Um dos carros incendiados no confronto entre jovens e a polícia francesa na madrugada desta terça-feira em Amiens, no norte da França

“Horas depois do confronto, François Hollande anuncia maior investimento na polícia para combater violência

Revista Fórum

A conflituosa relação entre a juventude residente nas periferias das grandes cidades francesas e a autoridades parecem não ter mudado significativamente desde 2005, ocasião em que uma série de revoltas eclodiu em dezenas de bairros de baixa renda no país. Nesta terça-feira (14/08),  um confronto da mesma natureza voltou a ser registrado - e a resposta da polícia e do governo parece não ter mudado de padrão.

Uma nova onda de revolta teve início em Amiens, cidade localizada no norte do país, quando dezenas de jovens entraram em um confronto violento com a tropa de choque durante a madrugada. Horas depois dos confrontos, o presidente francês, François Hollande, em um evento já programado em homenagem à polícia, prometeu aumentar o efetivo de oficiais nos bairros periféricos das grandes cidades "para combater a violência e a delinquência", indicando que manterá a mesma política de repressão de seu antecessor, o conservador Nicolas Sarkozy.

Os tumultos, que tiveram início na noite de segunda-feira (13/08), apenas foram controlados às 4 horas da manhã com a chegada de reforços policiais de áreas vizinhas. Carros e edifícios públicos foram incendiados pelos manifestantes, que também dispararam balas de chumbo contra 150 oficiais da tropa de choque mobilizados. Estes responderam com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha.”
Foto: Agência Efe
Matéria Completa, ::AQUI::
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários: